Tendências de iluminação para 2022: Uma nova visão pós pandemia
- Alan Amaro
- 4 de abr. de 2022
- 5 min de leitura
A iluminação com certeza é a cereja do bolo de qualquer projeto, é com ela que conseguimos mostrar com mais clareza as texturas e cores de um ambiente.

Logicamente que estamos falando de uma iluminação de qualidade com IRC (Índice de Reprodução de Cor) acima de 80% que permitem uma maior fidelidade das cores aos nossos olhos, além de ângulos, proporções e cores corretos;
Nos últimos anos a iluminação começou a ficar ainda mais técnica em nossos projetos, começamos a pensar e adotar critérios para o projeto luminotécnico, usando vários planos de luzes para o mesmo ambiente, criar cenas respeitando o ciclo circadiano, fazendo com que a iluminação contasse uma história ou tivesse sentidos diferentes no mesmo espaço.
Mas como já venho falando por aqui a pandemia de COVID-19 mudou muito as nossas vidas e nossas profissões, começamos a ver o mundo por uma outra ótica, ainda mais racionalista e criteriosa, voltamos a valorizar ainda mais o essencial e o natural.
Estilos se fundiram, novos hábitos foram criados então começamos a adaptar nossas vidas e nossos saberes a esta nova vertente, e a iluminação está inclusa nessa bagagem. Não poderia começar a falar sobre este tema a não ser pela:
Luz Natural
Como passamos mais tempo em casa necessitamos sentir mais o mundo dentro de nossos lares, as portas, janelas e varandas de nossas casas nunca fizeram tanto sentido como nos últimos anos. Quem ai não se pegou em casa olhando a vista pela janela, sentido o ar fresco, o calor do sol ou a brisa da noite, não é mesmo?
Se antes a iluminação natural era importante, agora se tornou algo primordial. Projetos com aberturas majestosas que integrem o interno ao externo e que tragam a luz do dia e da noite para dentro criando imagens naturais emolduradas por portas e janelas serão bem vistas e queridas a partir de então.
Além de vistas magnificas a iluminação natural melhora em 100% a qualidade de vida, nos dando sensação bem estar, estimulando a produção de vitaminas em nosso corpo, regulando o ciclo biológico, além de proporcionar um maior conforto visual reduzindo a fadiga e até mesmo problemas de visão. E de brinde um alivio para o bolso evitando o consumo de energia através da luz artificial.
De Coadjuvante a Protagonista
Mas como assim? ela nunca esteve como protagonista?
Com certeza essa foi uma pergunta que você fez ao ler este subtítulo e eu lhe digo que não!
A iluminação por muito tempo foi o complemento para o projeto que estávamos criando, adaptávamos o formato a textura e a cor da peça para que ela entrasse em conformidade e fosse mais um item decorativo do espaço, mas agora os tempos são outros!
Peças mais estilizadas, com conceitos de criação, as famosas "peças assinadas" pelos seus criadores, farão ainda mais parte dos novos projetos. Queremos algo em nossos lares que faça sentido para nós e que não seja mais uma forma em nosso espaço, que nos remetam a uma lembrança, emoção, a uma atmosfera de pertencimento.
Formas sinuosas serão presentes nesses contextos, spots arredondados no lugar dos quadrados, preto no lugar do branco, semi-embutidos e sobrepostos ao invés de embutidos. Outro ponto muito importante são os agrupamentos, chega de ver fileiras de embutidos nos ambientes, duplas e trios serão mais que suficientes;
A iluminação sempre estará no ambiente para mostrar alguma textura, ou ponto especifico, ela será racional, utilitária e pontual, nem sempre visível. A luz indireta vem com tudo nessa nova fase, escondida nos móveis, revestimentos piso, teto e parede, veremos muito mais sua representação nos ambientes do que necessariamente sua forma ou fonte de energia.
Com todos esses pontos já descritos temos um estilo definido, muito bem referenciado pelos nossos modernistas do século passado, frases como: "A Forma Segue a Função" (Louis Sullivan) e " Menos é Mais" (Ludwig Mies Van Der Rohe) são algumas que podem descrever perfeitamente o "Minimalismo" estilo muito usado como já mencionado e que retorna unido com outro estilo já descrito por aqui (tema do nosso ultimo post) o Estilo Japandi.
Iluminação Minimalista
Preto, branco e materiais naturais, descrevem muito bem o estilo Minimalista adicionado no estilo Japandi, (grande tendência para esta década). Reduzir os excessos e trazer a funcionalidade para o dia a dia com o essencial nunca foi tão necessário quanto para os dias atuais.
Não é novidade que o estilo remeta a simplicidade, naturalidade, sofisticação e limpeza. Sendo assim trazer materiais na iluminação decorativa que remetam as essas qualidade são imprescindíveis. Matérias primas como madeira, couro, vidro, aço, metal e cobre estão inclusos nessa temática.
Algo que ainda está em alta, mas nos próximos anos deixarão de ser usados com tanta frequência são os perfis de Led. São peças lindas mas que deixam os ambientes bem marcados.
Continuaremos sim com a iluminação linear, mas como já mencionado anteriormente usaremos os próprio ambientes para fazer este tipo de iluminação, dispensando assim as canaletas metálicas com lentes de acrílico, sejam embutidas, sobrepostas ou pendentes, deixando a iluminação mais suave e com aspecto natural.
Automação Residencial
Com a tecnologia avançando cada dia mais, a automação em pouco tempo será um item necessários em nossos projetos. Antes com custo elevado, hoje é acessível e com um ótimo custo beneficio, afinal quem ai nunca viu ou tem uma Alexa em casa?
Os comandos de voz gerados através destes aparelhos e as possibilidades de facilitar as nossas vidas despertou uma nova necessidade em todo mundo. Já encontramos no mercado interruptores e tomadas que se conectam com esses dispositivos e que podem acender ou apagar as luzes por comando de voz, além de ligar e programar aparelhos.
Recentemente no Brasil a empresa WEG criou uma linha de automação residencial 100% conectável e rastreável, você pode equipar sua casa com interruptores e tomadas inteligentes, além de travamentos de portas e janelas e câmeras com sensores de presença e áudio, que só começam a gravar com a presença de movimento no ambiente. Incrível não é mesmo? E tudo isso através do aplicativo cedido pela marca.
Já temos também no mercado eletrodomésticos que se conectam com esses dispositivos, deixando sua casa ainda mais otimizada para um dia a dia tranquilo, facilitado e lógico, trazendo mais segurança para sua família.
Como podemos observar, uma iluminação bem projetada transforma qualquer ambiente. São muitas as tendências para os próximos anos e também as diferentes maneiras de implementar os estilos e tecnologias em nossos lares.
Mas vale ressaltar que o importante é levar em consideração o que pode afetar a saúde física e metal dos moradores. Sendo assim a iluminação de um ambiente deve sobretudo:
Ser eficiente;
Valorizar espaços;
Trazer uma sensação de conforto e aconchego no ambiente
Realçar detalhes ;
Ser a sua cara;
Você gostou de saber mais sobre as principais tendências de iluminação para 2022?Então aproveite e nos siga nas redes sociais, para ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo da Arquitetura e do Design e não deixe de curtir, comentar o que achou e compartilhar com que você acha que precisa saber mais!
Obrigado!



























































Comentários