top of page

Estilo "Japandi": Além de um design arquitetônico, um estilo de vida!

  • Foto do escritor: Alan Amaro
    Alan Amaro
  • 28 de mar. de 2022
  • 3 min de leitura

No inicio de 2021 começamos e ver um novo estilo aparecer no mundo da Arquitetura e do Design, o estilo Japandi veio com tudo e para ficar. Mesclando o estilo Escandinavo com o Wabi sabi originário do Japão é a representação fiel de aconchego e elegância e por aqui você vai ficar sabendo se tudo sobre esse estilo!

ree

Em meio a pandemia estando em casa todo o tempo, começamos a desgostar de muitas coisas em nossos lares e criamos a necessidade de espaços que fossem mais funcionais e tranquilos, que nos remetessem a uma atmosfera de tranquilidade e aconchego, sendo assim esse estilo se tornou muito forte mundo a fora;


Também conhecido como Japanordic ou Scandenese, mistura o aconchego e minimalismo do escandinavo com a elegância e sofisticação da tradição japonesa. Mesmos o Japão e a Escandinávia estando em lados opostos do globo, os dois mostram muito em comum do estilo discreto e simples da decoração.


Encontramos a beleza na imperfeição através da cultura japonesa e noções de "higiene" em trazer um ambiente caseiro e aconchegante pelos escandinavos, dando uma base perfeita para construir ambientes calmos, livre de todo o estresse da vida cotidiana. Ocasionando em um estilo híbrido, sendo uma opção de moda para os amantes do minimalismo;


Suas melhores características são reunidas para criar ambientes domésticos que trazem uma atmosfera de tranquilidade, higiene, coerência e principalmente espaços convidativos através de elementos funcionais, reunindo o que é mais essencial para o ambiente, tendo poucos objetos marcantes, mas suficientes para trazer um visual simples e sofisticado.


O charme campestre e aconchegante dos nórdicos reverenciados através dos móveis em madeiras claras, além de muito branco e as linhas refinadas do designer oriental junto com sua rica paleta de cores elevam a impressão asséptica dos interiores escandinavos neutros, tornado esse estilo único;


Trocando as misturas de cores fortes e contrastes, por paletas em tom sobre tom e também muitas texturas com variantes entre brancos, cinzas e tons de areia, criamos um ambiente totalmente sensorial remetendo a toda essa tranquilidade respectiva do estilo.

Em seguida vamos de alguns pontos importantes para conseguirmos criar um ambiente com este estilo.


Materiais

Tudo o que remeta ao natural será bem vindo neste estilo! Tecidos e texturas naturais, pedras, cimento, além da escolha de móveis em madeira clara ou até mesmo branco trará uma elegância sutil e harmoniosa. Opte por materiais artesanais regionais como cestos de vime, bambu, palha, cerâmica, entre outros;


Estampas aqui não tem vez, como dito as texturas são primordiais, quase sempre foscas ou levemente acetinada, o brilho deixamos para outros estilos.


Acessórios

Por aqui não temos espaço para decorações desnecessárias, porém devemos usar itens que sejam marcantes, tendo sempre alguma utilidade e lógico que sejam funcionais. Estas peças trarão vitalidade, elegância e bom gosto como: mantas com tramas fortes e abertas, telas, vasos texturizados, e peças japonesas;


Vegetação (sempre que puder natural) como folhagens suculentas e até mesmo bonsai, que é algo muito originário do estilo japonês, são imprescindíveis, mas sempre em poucas quantidades, por aqui "menos é mais".


Peças Chaves

Podemos começar a destacar os móveis mais baixos, totalmente referenciados pelo estilo oriental sobretudo japonês, um grande exemplo são as camas tatame, bancos e mesas em madeira e sofás próximos ao chão. A escolhas dos móveis rebaixados criam uma sensação de conforto e pertencimento ao espaço, mesmo que pra muitos (incluindo eu com 1,93m) não seja sinônimo de praticidade no dia a dia.


A Organização

Não há nada que nos traga uma paz interior do que ver tudo organizado no seu devido lugar. Algo simples de se cumprir no estilo Japandi, por ter pouco móveis e itens de adorno, guardar e setorizar nos ambientes se torna algo fácil e prático.


Esses foram alguns pontos sobre o estilo Japandi. E você se identificou com este estilo? O que você tem em sua casa que remeta a essa nova visão de ver nossos lares? Não deixe de comentar, curtir e claro compartilhar com quem precisar saber mais!



Comentários


bottom of page