Projetos de arquitetura pós-pandemia. 9 mudanças que vão acontecer e que você precisa saber!
- Alan Amaro
- 19 de mar. de 2022
- 4 min de leitura
Depois do mundo sofrer uma revolução sanitária, muitas mudanças aconteceram e ainda vão acontecer em nosso lares, listamos aqui algumas delas para você ficar por dentro de tudo:
1- Chapelarias para uma melhor Higienização
Tirar os sapatos e passar álcool gel nas mãos ao chegar em casa se tornaram uma necessidade durante a pandemia e podem se tornar um hábito permanente para muitos. Com isso, chapelarias no hall de entrada passam a assumir o papel de recanto sanitário. Moveis planejados ou mobílias soltas como mesinhas laterais, banquetas, sapateiras, cabides e ganchos para máscaras passam a fazer parte desse espaço sendo permanentes. Para deixar o seu hall de entrada aconchegante, a dica é apostar em itens decorativos como tapetes e espelhos. Outra opção interessante é usar uma cores diferentes para trazer destaque.
2- Espaços Multifuncionais
Uma reflexão que surgiu durante a pandemia é que um ambiente pode ser multifuncional, certo? O dormitório pode ser um local de trabalho, uma sala de estar pode ser um espaço de exercícios entre outros. Nesse contexto, muitos profissionais defendem a ideia de que faz sentido criar projetos com base nas necessidades do cliente visando o dia a dia dentro de casa, adaptando assim os ambientes. Para flexibilizar o espaço, recomendam-se painéis deslizantes, móveis com rodízios ou dobráveis, iluminação flexível, biombos, etc.
3- Home office
Estudos realizado durante a pandemia revelaram que, cerca de 73,8% das empresas pretendem continuar com seus colaborardes trabalhando em casa após a pandemia do COVID-19. Sendo assim, para muitos, criar um espaço de trabalho adequado em casa não será mais temporário, e sim permanente. Já existe uma demanda em que os clientes comecem a pedir por ambientes mais amigáveis ao home office. Portanto, nós profissionais da área de arquitetura e de interiores devemos atualizar as melhores métricas ergonômicas para tais projetos. O uso de biombos, cortinas ou painéis ajudarão a dar privacidade a esses ambientes. Outra ótima dica é apostar em mobílias ergonômicas que garantam o conforto ideal para o cliente, evitando complicações futuras. A iluminação também é essencial para um ótimo desempenho do home office, pois trará qualidade às videoconferências o que garantirá maior conforto visual.
4- Automação residencial
A automação residencial já estava em alta antes da pandemia, e a tendência é que seja para sempre, ela deixa de ser algo muito sofisticado e de valor agregado alto, passando a ser acessível e de fácil utilização. Ficar em casa por longos períodos nos levou a começarem a investir mais em produtos de tecnologia para tornar o dia a dia mais prático. De acordo com uma Ilumeo, uma empresa de pesquisa em ciência de dados, o número de brasileiros usando um serviço ou produto por meio de um assistente virtual de voz cresceu 47% durante a pandemia. Contudo, será necessário integrar cada vez mais novos projetos com automação residencial. Fazer a iluminação, o controle de temperatura e o fechamento de persianas automatizados serão alguns exemplos de como os clientes podem facilitar suas vidas.
5- Decoração Humanizada
Aconchego é tudo o que queremos e esse será um dos tópicos mais valorizados pós pandemia. Poucos itens dentro dos nossos lares, mas móveis acolhedores como estofados, almofadas, tapetes e mantas são exemplos de objetos que vão ganhar mais espaço na decoração.
Uma paleta de cores neutra, iluminação pontual e adequada além de muita madeira em tons claros, uma variedade de texturas e poucas cores serão necessários para complementar sua casa.
6- Casa Jardim
Para trazer bem-estar, e um universo de bem-estar a presença de vegetação nos nossos lares crescera cada vez mais. Além de trazer vida e boas energias, ela nos faz parar alguns minutos por dia para cuidar delas, sendo uma atividade tranquila e que contribui para a saúde mental do nosso corpo.
O cultivo de hortas será uma crescente segundo especialistas pois estamos cada vez mais preocupados com a procedência dos alimentos que compõe nossa mesa de cada dia.
Sendo assim, saber mais das espécies de plantas para dentro de casa será uma necessidade para criar projetos de interiores completos.
7- Revestimentos práticos
Ficando mais tempo em casa fez com que buscássemos mais praticidade na hora de limpar. Revestimentos com tecnologia que não exigem muitos esforços na higienização para banheiros e cozinhas serão a grande tendência. Pisos vinílicos, porcelanatos entre outros, são alguns exemplos que oferecem essa praticidade.
Esse assunto vai além do tempo e do custo — tornou-se uma questão de saúde.
8- Valorização da área externa
Durante a pandemia de COVID-19, nosso lar virou nosso refúgio. Os momentos de lazer passaram a acontecer apenas em nossos lares com isso, começaram a sentir a necessidade de mais espaço. Imóveis com áreas externas e varandas maiores serão cada vez mais valorizados na construção pós-pandemia. A tendência também é que as pessoas comecem a preferir cidades do interior para obter terras maiores e maior qualidade de vida para toda a família.
9- Espaço para receber delivery
Com a crescente da tecnologia, o uso dos aplicativos de delivery nos salvaram durante a pandemia, com isso as construtoras estão começando a criar espaços exclusivos para os recebimentos dos pedidos. A ideia é que o entregador, após a identificação, deixe a encomenda em um local seguro e fechado, e o morador vá até lá buscar usando uma senha individual.
Em alguns prédios, a intenção é criar um espaço com mais estrutura, oferecendo até mesmo geladeira para conservar os alimentos.
Gostou do conteúdo? Curte, comente e compartilhe!
#Amaroarquiteto #ArquiteturaeUrbanimso #ArquiteturaDeInteriores # #ArquiteturaPosPandemia #BlogAmaroArquiteto #Post #DesigndeInteriores #Estilo #Arquitetura2022



























































Comentários